É muito ruim sentir, ‘do nada’, coloco entre aspas, uma estranheza, agonia, choro, tontura, ânsia de vômito, calafrio, sudorese, palpitação e/ou medo de morrer. Não sabe dizer o que aconteceu para se sentir tão mal. Essa incerteza potencializa ainda mais os sintomas, por não ter explicação e não ver saída. A sensação é como se estivesse vivendo em um mundo paralelo, não menos real, formado de angústia, medo e ansiedade.
Fatores que desencadeiam a síndrome do pânico:
Situações que não soube lidar, sentimento de incapacidade, frustação, menos valia, notícia ruim, sentimento de rejeição, entre tantos outros conflitos. Esses fatores ou residuos não resolvidos deixam a pessoa vunerável, angustiada e ansiosa.
A vulnerabilidade é a perda da estabilidade do eu centro, ou seja, perde a opinião própria, depende do outro decidir por ela como também precisa de validação.
A angústia, por sua vez, é água parada, densa e profunda, onde seu eixo está sempre em rotação descendente. É formada por resíduos não resolvidos.
A ansiedade é água que corre querendo abraçar a árvore que não nasceu ainda.
O medo é um incêndio que se alastra. As questões não resolvidas se transformam em medo. A criatividade imaginária do medo faz com que chegue facilmente ao seu limite máximo e, quando isso acontece, o medo se transforma em pavor.
Pavor é a fumaça de um incêndio que, mesmo sem fogo, continua no ar. Não dá para respirar. Quer sair desse lugar, mas não tem para onde ir. A morte eminente faz o pânico revestido dos sintomas, transbordar.
Pânico é o limite da exaustão no combate as invasões de pensamentos, sentimentos, emoções de todas as nacionalidades e etnias. Um barulho interno silencioso onde ninguém se entende, mas todos, ao mesmo tempo, querem ter razão.
1 - Prevenção
Prevenção é a capacidade de chegar primeiro para ocupar o melhor lugar.
Terapia preventiva tem como objetivo evitar o agravamento da situação. São as mãos e as ferramentas que ajudam na travessia. Se, no primeiro sintoma de desconforto emocional, com causa aparente, ou não, procurar de imediato a terapia preventiva, o tempo do tratamento será menor, menos sofrido e o resgate do bem-estar, possível.
2 - Tratamentos
Prescrição de medicamentos por psiquiatra
Terapia cognitivo comportamental
Terapia ipsiana (elementos da natureza - fogo, terra, água e ar)
Desenvolvimento pessoal: argila – pintura em tela – expressão corporal livre
Existe um terceiro suporte que transcende o lógico e visível. Estou me referindo à espiritualidade, onde cada pessoa é livre para fazer suas escolhas. Muitas vezes escolher para muitos é não escolher. O quanto é importante acolher o ser humano na sua totalidade, mesmo que a totalidade seja a metade do seu bem melhor.